Sistema do Brinquedo "BeyBlade"!

Beyblade é um brinquedo baseado no beigoma, uma espécie de pião tradicional japonês, porém em uma versão mais tecnológica. Sua produção foi iniciada pela empresa japonesa Takara Tomy em 1997. Em 2002, a Hasbro produziu beyblades baseadas na série de TV.
No brinquedo, as regra básicas são jogar o oponente para fora da cuia, denominada Beystadium, ou fazê-lo parar de girar, também existe a vitória por "up tip" que é quando a beyblade para em pé, se os dois pararem em pé é dado empate. Também existe os ibeade que é um brinquedo parecido.

Conteúdo


Sistema da beyblade
Uma beyblade básica é constituída de cinco partes (de cima para baixo): tampa de espírito, anel de ataque, disco de peso, uma engrenagem giratória e base laminada. Ao mudar as peças, o ataque, a defesa e o giro podem ser alterados. O bit chip não tem nenhuma função especial, mas, na série de televisão e nos videogames, é lá que fica a Fera-Bit.
Lançamento
Nas regras oficiais de beyblade, as "regras de poderes especiais de espíritos" podem ser usadas numa batalha, para mudar a regra de lançamento:

Lançamento reverso da Dragoon (Dragão) - o lançador atira a Dragoon com a rotação para a esquerda.
Lançamento atrasado da Draciel (Tartaruga) - lançar a beyblade cinco segundos após a do adversário.
Lançamento poderoso da Dranzer (Fênix) - pode usar um disparador especial, enquanto que o oponente só pode usar um disparador simples.
Lançamento personalizado da Driger (Tigre Branco) - o oponente não pode usar uma beyblade personalizada.
Engine gear
Na tecnologia do engine gear são usadas engrenagens dentro da parte central da beyblade. Quando ativadas, fazem-na girar mais rápido, ou então uma parte dela. Na vida real, serve basicamente para fazer a beyblade girar mais rápido. Na série de televisão geralmente é usada para dar o impulso extra que o lutador precisa para convocar seu ataque especial.
Os tipos de engine gear
Existem quatro tipos de bases de EG (abreviação de engine gear), que foram produzidos com uma exceção (esses tipos são atribuídos apenas nas beyblades reais):
Primeira "marcha" - a base que guarda o EG da beyblade inicia a "marcha" assim que é lançada (vem na Metal Driger, Driger G, Dragoon G, Dragoon GT e Zeus).
Segunda "marcha" - a base que guarda o EG da beyblade inicia a "marcha" no meio da luta, aproximadamente (vem na Dranzer G, Draciel G, Gaia Dragoon G (Dragoon Strata G), Gigars, e Dranzer GT).
Sem "marcha" - a base não possui "marcha", o que significa que não há algo que faça a EG ser ativada. De qualquer jeito, a base permite que a EG seja ativada mais cedo ou mais tarde (vem na Wolborg IV e na Rock Bison (Bisão de Rocha)).
Giro EG - essa base é a única que parece ter um EG diferente. É a única EG que pode girar junto com a base que vem com ela; pode ser girada tanto para a esquerda quanto para a direita, como também na direção do lançamento (vem com a Flame Pegasus ou Pegasus Tocha)
Engrenagens de peso personalizáveis
Das quatro séries GT de beyblade que foram lançadas, a EG que vem com elas é capaz de ter um espaço para "engrenagens de peso personalizáveis" (CEW, do inglês Customizable Engine Weight), que pode ser trocado por outros CEWs. A EG pode encaixar com qualquer base de "marcha".
As CEWs originais que foram produzidas pela Takara foram as seguintes CEWs:
Light Sharp (literalmente "luz afiada") - vem com a Zeus (versão Takara)
Metal Semi-Flat ("metal semi-achatado") - vem com a Dranzer G, Driger G e a Gigars (versão Hasbro)
Metal Grip ("cabo de metal") - vem com a Dragoon GT
Metal Change ("troca de metal") - vem com a Gigars (versão Takara)
Metal Sharp ("metal afiado") - vem com a Flame Pegasus (Pegasus Tocha)
Metal Ball Sharp ("bola de metal afiada") - vem com a Zeus (versão Hasbro)
NOTA:Algumas das peças podem ter sido copiadas com uma nova cor por várias das beyblades série G2 da Hasbro.
Sistema hard metal[
Peças da beyblade são feitas de metal, ao invés de plástico, aumentando a durabilidade, porém tornando-as mais pesadas (e no caso da série de televisão, tornando-as muito difíceis de controlar).
Beyblades famosas
Os beyblades lendários (os personalizados, comprados de fábrica), seguem a mesma linha de beyblades do anime: Dragoon, Dranzer, Driger e Draciel, que são as beyblades dos personagens principais, além de algumas de outros oponentes. São as principais a serem lançadas. Qualquer beyblade comprada numa loja é inspirada num desses modelos, ou seja, nunca há beyblades personalizadas a venda nas lojas. Isso é feito para que as pessoas que compram beyblades partam sempre do mesmo nível inicialmente e, depois, conforme o treinamento e a modificação, se tornem melhores do que outros.
Outras partes
Como no programa de televisão, algumas beyblades podem ser controladas após o lançamento. São beyblades controladas por um controle remoto, como um carrinho. Para uma batalha entre duas dessas beyblades são necesários dois controles de frequências diferentes.

Comentários