Pião Moderno invade o recreio!

Pião voltou a ser brincadeira preferida no recreio. Diferentemente do usado na época dos avós, a nova versão é mais colorida e elaborada. "Tem peças para montar, adesivos, lançadores diferentes, uns que giram para a direita e outros para a esquerda, e tem até com controle remoto", fala Pedro Lacerda, 6 anos, que tem quatro beyblades  e curte o desenho que leva o mesmo nome do brinquedo.
Na animação, os personagens participam de batalhas, cujo objetivo é jogar o pião do adversário para fora da arena ou fazer o pião do outro parar de girar. Este é o jogo preferido de Pedro e seus amigos, de São Bernardo, na vida real. "Quem tem mais de um beyblade empresta", diz Lucas Inarra, 6.
Antes de conhecer a mania, Filippo Marconi, 6, brincou com o pião de madeira da avó. "É divertido, mas é mais complicado de jogar." A maior diferença do antigo é que tem de enrolar o barbante em todo o corpo do brinquedo, segurar a ponta bem firme e jogar de forma certa para que gire.
A versão atual é inspirada no pião japonês chamado Beigoma. Tem cinco partes que podem ser trocadas de acordo com a força, defesa ou giro que o dono preferir. Os beyblades mais famosos são Dragoon, Dranzer, Driger e Draciel.
Beyblade também é brincadeira de menina
Maria Emilia Cobos, 6 anos, foi a primeira garota da turma a se apaixonar pela brincadeira. "Via os meninos jogando e sempre pedia emprestado, até que ganhei um de presente da minha mãe. Agora, já tenho dois." As amigas também curtiram a ideia. "Adoro quando ganhamos dos meninos, porque eles pensam que só os garotos podem", fala Alice Caroline Raimundo, 6.
Lara Garcia, 7, também adora a hora da batalha. "É a parte mais divertida." A garota já brincou com o pião de madeira, mas prefere a versão atual, que já divide espaço com as bonecas como brinquedo preferido das meninas.
Quando o assunto é presente de Natal, o beyblade está em primeiro lugar na lista. "As bonecas são legais, mas não fazem nada. Com o pião dá para lançar, combater e é muito mais animado", afirma Lara. Mesmo assim, não deixam o lado feminino de fora da brincadeira. "Também tem na cor rosa. É o mais bonito", diz Alice.
Faça pião com lápis e papel
Material: lápis (toco), 1 folha e meia de revista, fita adesiva e tesoura (sem ponta)
1. Dobre a folha de um lado, vire e dobre do outro. Abra e corte as tiras nas marcas.
2. Prenda as tiras de papel com fita adesiva bem no meio do pedaço de lápis.
3. Vá grudando todas as tiras, de modo que fiquem enroladinhas, uma em cima da outra.

4. O lápis-pião está pronto. Gire em cima de um papel e se surpreenda com os rabiscos.

Comentários