Curiosidades: Animes!

Basicamente, animes são os desenhos animados produzidos no Japão. Para os japoneses os animes são todos os desenhos animados, independente da sua origem, nacional ou estrangeira. Para o mundo ocidental os animes são apenas os desenhos animados do Japão

Origem

A origem da palavra Anime é discutível. Dentre as versões apresentadas por pesquisadores, ela pode variar entre:
  • Palavra inglesa animation, que significa animação;
  • Palavra francesa animée, que significa animado;
  • Entre outras.
Anime - Naruto
Os animes também podem ser chamados de japanimation em inglês e, ao contrário do que muitos pensam, a animação não é o gênero dos desenhos, mas sim um meio, e nesse meio os filmes são produzidos com conteúdos variados e em diversos gêneros tais como comédiaterrordramaficção científicaerótico, etc.
Às vezes, pode-se encontrar o termo anime para designar os animes no mercado estrangeiro.

Desenhos

A principal característica dos animes e dos mangás são os olhos geralmente muito grandes e muito bem definidos. Podem variar entre redondos ou rasgados, mas sempre são feitos cheios de brilho e com o uso de cores chamativas, de modo a refletir a emoção das suas personagens.
Os animes podem ter o formato de séries para a televisão, filmes ou OVA (Vídeo Original de Anime).
Dentre as principais características dos animes, podemos reconhecer o uso de uma direção de arte focada na agilidade, assim como enquadramentos ousados e muito movimento de cena. Além disso, existe a abordagem de temas variados, como por exemplo, ficção científica, aventura, terror, infantil, romance e pornografia.
Nos animes há uma grande presença de personagens andróginos e do homossexuais. Essa presença se dá de maneira sutil e essas duas características refletem a cultura japonesa, onde não há muita distinção entre homossexuais e andróginos com heterossexuais. A presença desses tipos de personagens nem sempre é bem vista no Ocidente, o que acaba tornando-os mal interpretados, levando em muitos casos à censura e adaptação de personagens originais.
Os sentimentos são, geralmente, reproduzidos de maneira explícita por meio de conjuntos de reações, como por exemplo:
  • Gota d’água que aparece do lado do rosto do personagem, representa o seu constrangimento;
  • Dentes e chifres aparecendo repentinamente nos personagens, representa raiva ou maldade;
  • Diminuição súbita do personagem, representa a vergonha;
  • Nervos estilizados na testa de um personagem, também representando raiva.
Anime - Basilisk

Comentários